quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ramos da Natação Texto

Ramos da natação

O ensino da natação pode ser situado em três níveis diferentes:
1- Meio utilitário (salvamentos, fins militares, terapias)
2- Desportiva ( natação pura (estilos, maratonas, travessias), nado sincronizado, saltos, pólo aquático)
3- Recreação (jogos de adaptação ao meio aquático – equilíbrio, respiração e propulsão)

O ensino da natação tem sofrido ao longo dos tempos uma evolução notável. Os métodos foram sendo aperfeiçoados, assim como a aprendizagem tendeu a começar cada vez mais cedo.
Nosso principal objetivo é dar uma orientação do ensino da natação, visando uma maior rentabilidade. Paralelamente pretendemos proporcionar aos professores a possibilidade de organizarem o seu trabalho com uma seqüência lógica e avaliá-lo passo a passo, de modo a saberem dos resultados alcançados.
Para organizar o ensino o professor precisa dominar:
1- o conteúdo a ser ensinado
2- conhecer as aptidões dos alunos
3- saber formular objetivos
4- dominar os métodos e meios de ensino
5- estar a par dos recursos humanos e outrosdisponiveis.

Razões que justificam uma adaptação ao meio líquido.

O homem não possui os seus órgãos adaptados para viver dentro de água. Sua atitude habitual em terra consiste numa posição vertical com os pés apoiados. Para se deslocar basta lhe provocar um pequeno desequilíbrio e fazer deslocar os pés um à frente do outro, apoiando-se em terreno firme.
Na água tudo se passa de forma diferente, e as ações dos braços passam a ser mais fortes do que a das pernas.. No entanto, ambas desempenham um importante papel. Simultaneamente, os apoios não são fixos. Daí as ações motoras passam a ser efetuadas em força crescente.

Noções elementares de fisiologia aplicadas à natação

Sistema nervoso – Os diferentes órgãos que compõem o corpo humano não são independentes uns dos outros, mas sim solidários. È o sistema nervoso que assegura as relações interiores do organismo, pondo-o em contato com o mundo exterior.

Músculos – o movimento é possível graças à existência dos músculos, ossos e articulações. Existem dois grandes grupos de músculos: os músculos estriados e os músculos lisos.Os movimentos propulsivos necessitam duma aprendizagem e de repetição que conduzam a uma automatização do novo gesto.

Aparelho respiratório – O aparelho respiratório é composto pelas fossas nasais ( boca e nariz ), laringe, traquéia, brônquios e pulmões. O tecido pulmonar é constituído por uma grande quantidade de alvéolos. A parede dos alvéolos é atapetada por uma membrana respiratória ao nível da qual se processam as trocas gasosas. A respiração em natação é essencialmente diferente da respiração em terra. A expiração é feita no meio aquático, obrigando a vencer a resistência da água. Conseqüentemente, o momento expiratório é bastante longo, relativamente ao momento inspiratório que é breve. É esta a razão essencialmente pela qual a inspiração se faz pela boca. Em natação a respiração é inicialmente voluntária, sendo necessário um trabalho apropriado e repetido para a aquisição do seu automatismo.

Órgãos de sensibilidade táctil, térmica, à dor e à pressão - A nossa pele é constituída por três camadas que contém os receptores necessários para as sensações tácteis, térmicas, dolorosas e de pressão. A epiderme fornece informações de dor e tacto, a derme fornece informações de temperatura e a hipoderme oferece informações de pressão. Em natação as sensações de contato, pressão e temperatura tem um papel de relevo, pelas seguintes razões:
1º) a imersão no elemento líquido, quando este não está a uma temperatura conveniente, condiciona o tempo de permanência e, conseqüentemente , a aprendizagem.
2º) as informações vindas da pele alteram o ritmo respiratório.
3º a percepção das sensações de pressão da água nos membros, no trajeto aquático, deve ser desenvolvida, com informações para o aperfeiçoamento dos gestos.

Órgãos de regulação do equilíbrio – A regulação do equilíbrio é um mecanismo complexo. No interior do ouvido interno existem 3 órgãos: os canais semi-circulares, o sáculo e o utrículo, que não desempenham qualquer função auditiva. Estes sistemas contém órgãos sensíveis que transmitem a noção da posição do corpo no espaço pela interpretação das alterações de velocidade e colocação da cabeça em relação ao espaço exterior, quer em relação ao próprio corpo. A associação dos estímulos visuais, vestibulares ( ouvido interno) e as informações enviadas dos diferentes músculos, permitem-nos a regulação do equilíbrio e do conhecimento do nosso corpo. A força da gravidade sobre as diferentes partes do corpo e ainda as sensações plantares, conseqüentes do contato com o solo, tem um papel preponderante na regulação da atitude. Assim em natação não é de estranhar que o desaparecimento das sensações gravíticas, anuladas pela força da impulsão, fazendo desaparecer as sensações plantares, a alteração da posição afetando as sensações vestibulares habituais, contribuam para dificultar a integração no meio aquático e a percepção do esquema corporal.


Aparelho visual – em natação a importância da visão coloca-se a três níveis:
1º de adapatação – pelas alterações da visão normal e pelas atitudes de defesa ocasionada pela água nos olhos.
2º de competição – na manutenção da direção, o que só é possível com a ajuda de referências, tais como as raias e pela aferição das distâncias para a organização das partidas, viradas e chegadas.
3º pela importância que deve ser dada à exemplificação dos movimentos como meio de informação.


Alterações que ocorrem
Em Terra Na Água
Deslocamento VERTICAL – apoios fixos
pernas – locomoção
braços – papel equilibrador HORIZONTAL – Apoios não fixos; os braços e as pernas passam a ter um papel no deslocamento, embora com uma inversão relativa de valores.
Respiração AUTOMATISMO INATO
”sem participação do indivíduo” DE VOLUNTÁRIA A AUTOMÁTICA “comparticipação do indivíduo”
Visão NORMAL LIMITADA pelos fenômenos de refração
Audição NORMAL MUITO LIMITADA
Meio ambiente Contato com a atmosfera
frio – calor Contato com a água
frio – mecanismos de adaptação
Noção de esquema corporal Sentido Cinestésico ( informações enviadas das diferentes partes do corpo) Grande apelo
sensações plantares Desaparecem
sensações vestibulares Alterações

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